Pesquisar este blog

30 setembro 2010



30 de setembro
Dia da Secretária
    Seu trabalho não se restringe apenas ao relacionamento com as pessoas, vai muito além, numa busca constante, exigindo de si a quase perfeição. A simpatia, a dedicação, a paciência, a objetividade, os conhecimentos e a sensibilidade fazem parte de um todo em que a secretária se enquadra como profissional eficiente.
    Merecidamente, um dia em nosso calendário foi dedicado a esta profissional, zelosa e dedicada.
     Parabéns especial a você, secretária, que valoriza cada vez mais sua profissão, que busca incessantemente seu aperfeiçoamento, que sabe o que quer e vai em busca do sucesso.

29 setembro 2010


Gincana Papa Pilhas

     Foi realizado no mês de agosto de 2010 uma gincana com os alunos do 1º ano - a gincana papa pilhas. O objetivo é a conscientização para preservação do meio ambiente. O tema foi trabalhado dentro do tema Efeito estufa onde os alunos foram questionados sobre quais atitudes concretas poderiam ser feitas para evitar o Efeito estufa. Todo o material será entregue nos correios onde existem caixas coletoras. 
Total de pilhas arrecadadas: 2345        Elielson professor de Física do turno da tarde
Total de bateria de celular: 119                                                           



  






28 setembro 2010


Excursão Ouro Preto
Realizada em 17/09/2010


     Principal cenário da Arte Barroca, a cidade de Ouro Preto foi escolhida para a consolidação das aulas teóricas sobre o Barroco.
    Foi na prática que os alunos do 1º ano do ensino médio constataram a riqueza, a beleza e os contornos rebuscados e encantadores das obras barrocas na arquitetura da cidade. Isso foi constatado nas visitas ao museu da Inconfidência, à casa dos contos e as Igrejas, mas foi na Igreja de São Francisco de Assis que se deu o maior encantamento, "nossa é maravilhosa", disseram os alunos quando viram no teto a pintura do mestre Ataíde, Nossa Senhora rodeada de anjos músicos.
    A pintura despertou curiosidades, e neste clima de descoberta e aprendizado que a excursão organizada pela professora de língua Portuguesa, Eliane Assis, com a ajuda das professoras Madalena, Valdielene e da secretária Elza, se tornou um passeio agradável e sobretudo cultural. Não se pode esquecer da excelente colaboração e participação do guia Bruno Dutra e dos alunos que fizeram com que a excursão fosse um sucesso.
Eliane Assis - Professora de Português do turno da tarde
                                             






21 setembro 2010

21 setembro
Dia Nacional da Pessoa Portadora de Deficiência

         Os seres humanos não são fisicamente todos iguais, cada um de nós tem seu peso, sua altura, sua cor de pele. As pessoas deficientes talvez sejam um pouco mais diferentes, já que podem possuir sinais ou sequelas mais notáveis. Mas não podemos meramente transpor a realidade natural para a realidade social: esta última é por nós construída...Pensar numa sociedade melhor para as pessoas portadoras de deficiência é necessariamente pensar numa sociedade melhor para todos.
VISITA AO ACQUA PARK 
  Lagoa Santa
 


 
Após muito empenho e dedicação três turmas do Brandão tornaram-se campeãs da "Gincana Junina 2010". Sendo 3ºC da manhã, 1ºC da tarde e 3º F noite, os alunos dessas turmas, receberam como prêmio um passeio no clube no dia 16/09/2010, uma quinta-feira. O dia amanheceu nublado, mas aos poucos o sol foi surgindo e a temperatura aumentou bastante. O Acqua Park é um clube muito lindo e bem cuidado, as piscinas são grandes, deliciosas e possuem toboáguas fantásticos, nadar foi muito gostoso em águas tão cristalinas. Foi possível conhecer belíssimos jardins, um borboletário surpreendente e todos puderam conhecer bem de perto o "Chico", um tucano de cores tão vivas e tão mansinho que parecia de brinquedo. O almoço estava delícioso ,o dia foi prazeroso e divertido.VALEU A PENA!!!!
Desirre - Professora de Português do turno da noite
 


 
 
 
 
 

20 setembro 2010


Conheçam os trabalhos audiovisuais do professor de Sociologia Márcio Antônio Rodrigues  do turno da manhã.

Efeito: Lula
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=256124

Glossário de biografias efêmeras
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=261333

Breve currículo do Professor

Bacharel e Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMINAS, Técnico em tratamento e análise de arquivos fílmicos e fotográficos pelo  Centro de Referência Audiovisual de Belo Horizonte - CRAV/MG, Pós-graduando em História e Cultura Afro-brasileira pelo Instituto Educacional Logus – INEL e Professor de História, Sociologia, Antropologia e Ciência Política na Rede Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais.      




14 setembro 2010


Dia do Folclore 22 de agosto

         Folclore é uma palavra de origem inglesa cujo significado é ''conhecimento popular''.
      As manifestações da cultura de um povo, seja através de suas lendas da sua alimentação, do seu artesanato, das suas vestimentas e de muitos de seus hábitos originais e os enriqueceram com novos hábitos criados após a reunião.
      O folclore é passado de pais para filhos, geração após geração. As canções de ninar, as cantigas de roda, as brincadeiras e jogos e também os mitos e lendas que aprendemos quando criança são parte do folclore que nos ensinam em casa ou na escola.
Fazem parte do folclore os utensílios que o povo fabrica para o uso de ornamentação, como as cestas de vime, e os objetos de cerâmica, madeira e couro. Os tecidos, a renda, os adornos de miçangas e penas, também existem ainda muitas outras atividades que fazem parte do folclore.
      O folclore é o meio que o povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores.
Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim passamos a saber, ao mesmo tempo, parte de sua História.
      O folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo. Nele, estão as marcas dos diferentes povos que formaram nossa nação, principalmente o indígena, o africano e o europeu. Imagine uma colcha de retalhos multicolorida com uma mistura de figuras geométricas, estampas e texturas. Assim é nossa herança cultural.
      Saci-pererê, feijoada, redes de dormir, chinelo de palha, fita do Nosso Senhor do Bonfim, brincadeira de esconde-esconde, bumba-meu-boi, samba, panelas de barro, ferradura atrás da porta, carnaval e futebol. Conhecer, cultivar e estudar nossas tradições é uma forma de manter vivas as raízes nacionais. Veja aqui o que é folclore e conheça as principais tradições do nosso povo.

09 setembro 2010

Atenção!!!!
Não Perca!!!

- Dia 12 de setembro -  
Distribuição gratuita de livros na Praça da Liberdade das 8:30h as 13:30h. 
O evento contará com atividades variadas. 
Vale a pena conferir!

 Maiores Informações:

http://livrodegracanapraca.blogspot.com/

08 setembro 2010

Programa de Educação Profissional

Candidatos podem se inscrever até o dia 
17 de setembro

O programa de Educação Profissional (PEP) abriu, nesta segunda-feira (30/08), as insrições para seleção de alunos. Em sua quinta edição, o PEP oferece 30.752 vagas em 70 cursos. Os cursos são ofertados em 105 instituições credenciadas pelo Programa presente em 102 municípios do estado. Os interessados podem se inscrever no site da Secretaria de Estado de Educação (www.educacao.mg.gov.br) até o dia 17 de setembro.

Para concorrer a uma das vagas os candidatos devem ser alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual ou terem concluído o Ensino Médio em qualquer rede. Os inscritos farão uma prova de seleção, prevista para o dia 17 de outubro. As aulas serão iniciadas a partir de fevereiro de 2011.

PEP - Criado pelo Governo de Minas em outubro de 2007, o objetivo do programa é oferecer gratuitamente para jovens e adultos uma educação profissionalizante de qualidade e melhores condições de ingresso no mercado de trabalho. O investimento previsto para a educação 2011 do Programa é de R$119.937.149,26, o que supera o valor investido em 2010. Com esta quinta edição, o PEP vai ultrapassar a marca de 168 mil jovens atendidos com investimentos de R$439 milhões.

O programa está presente em todas as regiões de Minas Gerais. Os cursos são oferecidos em escolas credenciadas (sistema S e particules), em escolas públicas conveniadas e em escolas da rede estadual. Entre os cursos oferecidos estão incluídos segurança no trabalho, manutenção de aeronaves, mineração, informática, mecatrônica, estética, nutrição e dietética, farmácia, análises clínicas, meio ambiente, entre outros. O catálogo com a lista  completa de cursos oferecidos pode ser acessado no ambiente virtual do PEP.
(http://wrk.educacao.mg.gov.br/pep2011/cand/catalogo.pdf)

03 setembro 2010



            Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a história oficial, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte! Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores.