Pesquisar este blog

30 setembro 2011


Secretária


30 de setembro  

Como surgiu o Dia da Secretária

Lilian Sholes foi a primeira mulher a datilografar em público. Ela era filha de Christopher Sholes, um dos inventores da máquina de escrever, em 1867, durante a segunda fase da Revolução Industrial. Lílian fazia aniversário em 30 de setembro de 1850, e, no centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram comemorações e concursos para eleger a melhor datilógrafa. Muitas secretárias participavam dos concursos, que passaram a ser repetidos todos os anos, no dia 30 de setembro. A data tornou-se conhecida como o “Dia das Secretárias”.
Com o surgimento das associações de classe, a data foi popularizada como forma de reconhecimento da profissão.


27 setembro 2011

Profissão da Semana

      São o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade. O assistente social trabalha com a questão da exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Cria campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais. Em penitenciárias e abrigos de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a reintegração dos marginalizados. Em órgãos públicos, formula projetos e políticas que atendam aos segmentos excluídos da sociedade. Em empresas, realiza campanhas de segurança no trabalho e acompanha funcionários nas questões de saúde, finanças, sociais e familiares. É obrigatória a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social para o exercício da profissão.


O mercado de trabalho
Têm aumentado as vagas nas capitais. A terceirização de parte dos serviços sociais e de saúde do governo para ONGs faz crescer a procura por assistentes sociais para gerir e implementar políticas nessas áreas. "O assistente social atua no campo das políticas públicas em geral, com o objetivo de viabilizar o acesso da população à saúde, previdência, habitação e assistência social", explica Maria Liduina de Oliveira e Silva, vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social e coordenadora do curso da Unifesp. Mas a maior parte das vagas ainda é no setor público, nos níveis federal, estadual e municipal. Programas governamentais, como o Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), sempre necessitam repor seus quadros. Nas ONGs, as contratações são realizadas sem a necessidade de concurso público. 

20 setembro 2011

Profissão da Semana
           É a criação de projetos gráficos para publicações, anúncios e vinhetas de TV e internetO designer gráfico desenvolve o visual de jornais, revistas, livros, panfletos, anúncios e outdoors. Também cria logotipos e papelaria para firmas individuais, comerciais e industriais, com o objetivo de torná-los atrativos e facilitar a leitura. Escolhe as letras para os textos, define o tamanho das colunas de uma página impressa, seleciona e padroniza cores e ilustrações e projeta embalagens. Desse modo, torna a comunicação mais eficiente e agradável. Cuida da programação visual de marcas veiculadas em anúncios e campanhas, inclusive em espaços públicos onde a informação deve ser compreensível até para o público iletrado. No campo digital, elabora websites e CDs-ROM. Pode trabalhar em editoras, agências de design e de publicidade e birôs de computação gráfica e produtoras.

O mercado de trabalho

A figura do designer gráfico vem ganhando cada vez mais espaço devido ao surgimento de novas mídias e também pela necessidade de ampliação dos canais já existentes, como a publicidade, a internet, a telefonia celular e a mídia impressa. "Existe demanda em todos os segmentos, como finalização, vídeos, animação, mas o maior crescimento ainda é na área da web", afirma Sergio D’Oliveira Casa Nova, coordenador do curso da Belas Artes, de São Paulo. Outra possibilidade é trabalhar como autônomo, prestando serviços para empresas, ou em pequenos escritórios de design. As vagas de emprego ainda se concentram no eixo Rio-São Paulo. "Para quem es tá começando, a melhor maneira de entrar no mercado é estagiando em empresas de designers gráficos, agências de propaganda, editoras e produtoras de vídeo e cinema", explica o coordenador. 


13 setembro 2011

Profissão da semana
O que faz
O trabalho do biólogo é bem amplo. Atua no desenvolvimento de projetos voltados para a preservação da natureza (animais e plantas). Assessora na implantação de projetos de proteção ambiental e na implantação do ISO 14000 nas empresas. Atua na pesquisa científica de instituições públicas e privadas. Trabalha em laboratórios de exames biológicos e patológicos. Muitos biólogos vão para a área do magistério (ensino fundamental e médio). Trabalha em parques ecológicos, museus e zoológicos.

Características profissionais importantes
Gostar muito da natureza (plantas e animais), capacidade de trabalhar em equipe, conhecer os recursos naturais, facilidade em lidar com animais, interesse pela pesquisa científica.
Campeonato Brandão 2011
Futsal e Vôlei misto
Vice-Campeão de Futsal  - Turma 2ºC
Campeão de Futsal Feminino - Turma 1ºG
Campeão Futsal  - Turma 3ºB

Campeão Futsal -Turma 2ºB




Vice Campeão Futsal Turma 2º E











02 setembro 2011



O Valor do Amanhã
Baseado no livro hormônio do economista brasileiro Eduardo Giannetti, seu objetivo é desenvolver nos jovens uma visão de futuro e, simultaneamente, despertar neles a noção de que são responsáveis por suas atitudes.


O Entre Jovens é uma metodologia que pretende dar conta de um problema que afeta profundamente o Ensino Médio: os jovens que chegam a essa fase escolar sem os pré-requisitos necessário para cursá-la.
O Entre Jovens veio para enfrentar esse problema, oferecendo um programa de tutoria, desenvolvido por futuros professores (licenciados de Língua Portuguesa e Matemática), visando vencer as deficiências oriundas do Ensino Fundamental.  
Esta metodologia pretende não somente melhorar o desempenho e diminuir a evasão no Ensino Médio, mas também contribuir para a melhoria da formação inicial de futuros professores. 


         Essa ação é parte de uma metodologia de combate à evasão escolar, em forma de campanha anual de incentivo à permanência no Ensino Médio, disponibilizada às escolas do Jovem de Futuro. O voluntário atua como condutor de atividades lúdicas e criativas em três encontros com alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Essas atividades se organizam como jogos ou exercícios de reflexão e de planejamento pessoal, e incluem a criação de uma rede de apoio entre os alunos em favor da permanência na escola.